[Telessaude SC] Plataforma EAD - Moodle ?
Cleidson Cavalcante
cleidson at telemedicina.ufsc.br
Sun Dec 9 12:46:11 UTC 2007
Pessoal,
Ref.: Plataforma Eletrônica de apoio ao ensino e aprendizagem a
distância para área da saúde.
A questão que gostaria de abordar é: Qual a plataforma mais adequada
para as necessidades da área da saúde?
Ou talvez, conforme observado no atual cenário: Que Moodle seria o mais
adequado paras as redes colaborativas de EAD em saúde que vêm se formando?
Nos últimos anos tem crescido o número de plataformas públicas e
comerciais ofertadas. Porém, nenhuma delas parece atender de maneira
satisfatória às necessidades da área da saúde.
Principalmente em decorrência da relação custo benefício, o Moodle tem
sido a plataforma mais difundida dentre as instituições de ensino da
área da saúde. Observa-se ainda que esta difusão não se dá pelo Moodle
ser a melhor alternativa, mas sim, por ser a escolha possível dentro da
realidade e disponibilidade de recursos dessas instituições. Seja como
for: (a) se o Moodle realmente oferece as melhores possibilidades quanto
a termos uma plataforma compatível para a maioria das instituições de
ensino em saúde, (b) se ela já é a mais difundida e, portanto, já existe
um investimento inclusive sobre a curva de aprendizado do artefato e (c)
se existir massa crítica suficiente para um esforço coletivo, talvez
seja o caso discutirmos as chances de (1) adotarmos o Moodle como base
para desenvolvimento de uma ferramenta livre e de referência ao menos
para as instituições públicas de EAD em saúde no Brasil, (2)
organizarmos uma rede colaborativa para melhoria e padronização do
Moodle, (3) criarmos uma linha de cooperação com os desenvolvedores do
Moodle no sentido de acordamos um alinhamento para um plataforma de
referência nacional bem como a atualização de futuras versões.
Inicialmente, acredito que tenhamos duas questões a responder:
1. Dentre as plataformas existentes, o Moodle é realmente o que oferece
as melhores possibilidades de vir a ser uma plataforma de referência e
receber as melhorias necessárias?
2. Quais os aspectos positivos e de quais plataformas deveriam ser
incorporadas ao Moodle?
Neste sentido, proponho ao grupo realizarmos uma avaliação das
principais plataformas públicas e comerciais e, a partir do momento que
tivermos estas questões melhor estruturadas, compartilharmos a discussão
com outros grupos de interesse focal (FIOCRUZ, INCA, etc) e, em uma
terceira etapa de maturação, colocarmos para discussão em rede aberta (
possivelmente através da BVS, na área de Padronização de ferramentas
para EaD ). Para esta etapa do trabalho, inclusive pela proximidade de
trabalho que temos e experiência no tema, a BIREME já está participando
desta discussão. Desta forma, até para termos uma leitura
multiprofissional, solicito a colaboração da Verônica (BIREME), Rosilda,
Sheila, Harley e do Boing (Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina).
Certamente, a contribuição dos demais será muito bem vinda!
Pata termos um pouco mais de objetividade na análise dessas plataformas,
sugiro que façam considerações livres, porém, procurando observar os
melhores exemplos de aplicação pautando-se pelos aspectos a seguir:
Interface/usabilidade
Ferramentas Multimídia
Ferramentas para formatação/edição do curso/aula
Ferramentas para publicação do curso/aula
Ferramentas para o gerenciamento acadêmico
Ferramentas de tutoria/interação
Ferramentas para avaliação individual e coletiva dos discentes
Ferramentas para avaliação do curso (desempenho dos alunos, adesão, etc)
Acesso individualizado para o aluno
Grau de flexibilidade/customização para cursos e instituições
Outros: sugestões de outros aspectos sobre os quais poderíamos pautar a
análise??
Abaixo, segue um breve apanhado/considerações que fiz sobre algumas
plataformas:
Formatação/edição do conteúdo adaptável: oferecer a possibilidade do
professor criar caminhos de aprendizagem personalizados para o estudante
percorrer o conteúdo dos cursos e das atividades. Itens de conteúdo,
discussões, avaliações, tarefas, trabalhos, e outras atividades podem
ser disponibilizados aos alunos de acordo com um conjunto de critérios
estabelecidos: data, usuário, afiliação a um grupo de alunos,
instituição, perfil, notas, desempenho em testes ou trabalhos.
Módulos de aprendizagem: permitir criar conteúdos sequenciais e
determinar se os estudantes devem progredir através dessa sequência ou
se podem escolher qualquer tópico. Os estudantes podem salvar o ponto
onde estão na Unidade de Aprendizagem e retornar ao mesmo ponto depois.
Ferramentas de apoio: conjunto de ferramentas destinadas a apoiar
atividades específicas de ensino ou aprendizagem. Exemplos incluem um
glossário, um caderno virtual para os alunos fazerem anotações à medida
em que estudam, links para textos, áudio, vídeo para orientação
contextual, informações sobre o corpo docente e os horários e locais em
que podem ser contatados.
Painel de discussão: possibilita discussões assíncronas. Os professores
podem organizar múltiplos fóruns em torno de diferentes tópicos e
inseri-los nos pontos apropriados do conteúdo ou das aulas. Sendo
possível escolher se os alunos podem modificar, apagar, emitir opiniões
anonimamente, anexar documentos e outras opções. Os fóruns são indexados
para busca e podem ser vistos pela ordem das publicações, pela data,
assunto, autor.
Ferramentas de colaboração: destinada à interação síncrona, suporta um
ambiente de bate-papo textual. Os docentes podem programar reuniões de
colaboração usando um ou outro ambiente. Navegação na Web em grupo,
perguntas e respostas privadas e pode ser operada no modo Aula ou no
modo Participativo. Todas as reuniões ou sessões de bate-papo podem ser
arquivadas. Além de interações por texto, há a possibilidade de
interações por voz e vídeo.
Avaliações e pesquisas: permitir criar avaliações online e offline. As
avaliações criadas individualmente ou montadas através de um banco de
questões. O mesmo tipo de ferramenta pode também ser utilizada para o
desenvolvimento de pesquisas e enquetes.
Administração de Tarefas/Trabalhos: permitir que os docentes criem
trabalhos, exercícios ou tarefas que devam ser executados pelos alunos e
devolvidos ao professor. O professor poderia descarregar os trabalhos
executados pelos alunos, dar nota e fazer comentários individualizados
e vistos online pelos alunos.
Administração de Desempenho: permitir aos professores armazenar os
resultados dedesempenho dos alunos no boletim de notas do curso. Bem
como avaliação coletiva do curso quanto ao desempenho bem como ao nível
de adesão.
Como referência inicial de análise, seguem dois documentos em anexo e
alguns links de plataformas públicas e comerciais:
*
Doc. anexo I: An Evaluation of Open Source E-Learning Plataforms
Stressing Adaptation Issues *
Um curto comparativo entre diversas ferramentas open source focando na
questão da adaptabilidade. O Moodle é o melhor nesse comparativo .
Doc. anexo II: *Trends and Issues in E-learning Infraestructure Development*
Artigo de 2004, lista o que havia em desenvolvimento de tecnologia de
e-learning na época, indicando diversas abordagens utilizadas no ensino
à distância.
Bibliomed:
http://www.bibliomed.com.br/parceiros
Teleduc:
http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina
Portal Educação:
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos.asp?gclid=CN7rhdj6ipACFUaPOAod_TfyuA
Edumed:
http://moodle.edumed.com.br/
Ilog:
http://www.ilog.com.br
http://www.ilog.com.br/index.asp?dep=81&pg=9&opc=2
<http://www.ilog.com.br/index.asp?dep=81&pg=9&opc=2>
WebCT:
http://www.blackboard.com/us/index.Bb
Webaula:
http://portal.webaula.com.br <http://portal.webaula.com.br/>
Para finalizar, creio que temos um momento de maturidade onde seria
propício lançarmos esta discussão o quanto antes. Ainda que estejamos no
final do ano, e a disposição e agenda não ajudem muito, seria muito
importante que tivéssemos ao menos uma primeira rodada de análise (ou
mesmo da opinião geral de vocês) antes de janeiro. Dentre outros
fatores, até mesmo em função da segunda rodada do projeto de Telessaúde.
Abraço,
Cleidson
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