<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
<head>
</head>
<body bgcolor="#ffffff" text="#000000">
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Pessoal,
<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ref.:
Plataforma Eletrônica de apoio ao ensino e
aprendizagem a distância para área da saúde. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">A
questão que
gostaria de abordar é: Qual a plataforma mais adequada para as
necessidades da
área da saúde? <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ou
talvez, conforme
observado no atual cenário:<span style=""> </span>Que Moodle
seria o mais adequado paras as redes colaborativas de EAD em saúde que
vêm se
formando?<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Nos
últimos anos
tem crescido o número de plataformas públicas e comerciais ofertadas.
Porém,
nenhuma delas parece atender de maneira satisfatória às necessidades da
área da
saúde.<span style=""> </span><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Principalmente
em
decorrência da relação custo benefício, o Moodle tem sido a plataforma
mais
difundida dentre as instituições de ensino da área da saúde. Observa-se
ainda
que esta difusão não se dá pelo Moodle ser a melhor alternativa, mas
sim, por
ser a escolha possível dentro da realidade e disponibilidade de
recursos dessas
instituições. Seja como for: (a) se o Moodle realmente oferece as
melhores
possibilidades quanto a termos uma plataforma compatível para a maioria
das instituições
de ensino em saúde, (b) se ela já é a mais difundida e, portanto, já
existe um
investimento inclusive sobre a curva de aprendizado do artefato e (c)
se
existir massa crítica suficiente para um esforço coletivo, talvez seja
o caso
discutirmos as chances de (1) adotarmos o Moodle como base para
desenvolvimento
de uma ferramenta livre e de referência ao menos para as instituições
públicas
de EAD em saúde no Brasil, (2) organizarmos uma rede colaborativa para
melhoria
e padronização do Moodle, (3) criarmos uma linha de cooperação com os
desenvolvedores do Moodle no sentido de acordamos um alinhamento para
um
plataforma de referência nacional bem como a atualização de futuras
versões. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Inicialmente,
acredito
que tenhamos duas questões a responder:<span style=""> </span><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">1.
Dentre as
plataformas existentes, o Moodle é realmente o que oferece as melhores
possibilidades de vir a ser uma plataforma de referência e receber as
melhorias
necessárias? <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">2.
Quais os
aspectos positivos e de quais plataformas deveriam ser incorporadas ao
Moodle? <span style=""> </span><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Neste
sentido,
proponho ao grupo realizarmos uma avaliação das principais plataformas
públicas
e comerciais e, a partir do momento que tivermos estas questões melhor
estruturadas, compartilharmos a discussão com outros grupos de
interesse focal
(FIOCRUZ, INCA, etc) e, em uma terceira etapa de maturação, colocarmos
para
discussão em rede aberta ( possivelmente através da BVS, na área de
Padronização de ferramentas para EaD ). Para esta etapa do trabalho,
inclusive
pela proximidade de trabalho que temos e experiência no tema, a BIREME
já está
participando desta discussão. Desta forma, até para termos uma leitura
multiprofissional, solicito a colaboração da Verônica (BIREME),
Rosilda,
Sheila, Harley e do Boing (Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina).
Certamente,
a contribuição dos demais será muito bem vinda! <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Pata
termos um
pouco mais de objetividade na análise dessas plataformas, sugiro que
façam
considerações livres, porém, procurando observar os melhores exemplos
de
aplicação pautando-se pelos aspectos a seguir: <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Interface/usabilidade<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
Multimídia <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
para
formatação/edição do curso/aula<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
para
publicação do curso/aula <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
para o
gerenciamento acadêmico<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
de
tutoria/interação <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
para
avaliação individual e coletiva dos discentes <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ferramentas
para
avaliação do curso (desempenho dos alunos, adesão, etc)<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Acesso
individualizado para o aluno<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Grau
de
flexibilidade/customização para cursos e instituições <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Outros:
sugestões
de outros aspectos sobre os quais poderíamos pautar a análise??<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Abaixo,
segue um
breve apanhado/considerações que fiz sobre algumas plataformas: <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Formatação/edição
do conteúdo adaptável:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
oferecer a possibilidade do professor criar caminhos de aprendizagem
personalizados
para o estudante percorrer o conteúdo dos cursos e das atividades.
Itens de
conteúdo, discussões, avaliações, tarefas, trabalhos, e outras
atividades podem
ser disponibilizados aos alunos de acordo com um conjunto de critérios
estabelecidos: data, usuário, afiliação a um grupo de alunos,
instituição,
perfil, notas, desempenho em testes ou trabalhos.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Módulos
de aprendizagem:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
permitir criar conteúdos sequenciais e determinar se os estudantes
devem
progredir através dessa sequência ou se podem escolher qualquer tópico.
Os
estudantes podem salvar o ponto onde estão na Unidade de Aprendizagem e
retornar ao mesmo ponto depois.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Ferramentas
de apoio:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
conjunto de
ferramentas destinadas a apoiar atividades específicas de ensino ou
aprendizagem. Exemplos incluem um glossário, um caderno virtual para os
alunos
fazerem anotações à medida em que estudam, links para textos, áudio,
vídeo para
orientação contextual, informações sobre o corpo docente e os horários
e locais
em que podem ser contatados.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Painel
de discussão:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
possibilita
discussões assíncronas. Os professores podem organizar múltiplos fóruns
em
torno de diferentes tópicos e inseri-los nos pontos apropriados do
conteúdo ou das
aulas. Sendo possível escolher se os alunos podem modificar, apagar,
emitir opiniões
anonimamente, anexar documentos e outras opções. Os fóruns são
indexados para
busca e podem ser vistos pela ordem das publicações, pela data,
assunto, autor.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">F<span
style="">erramentas de colaboração:</span> destinada à
interação síncrona, suporta um ambiente de bate-papo textual. Os
docentes podem
programar reuniões de colaboração usando um ou outro ambiente.
Navegação na Web
em grupo, perguntas e respostas privadas e pode ser operada no modo
Aula ou no
modo Participativo. Todas as reuniões ou sessões de bate-papo podem ser
arquivadas. Além de interações por texto, há a possibilidade de
interações por
voz e vídeo. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Avaliações
e pesquisas:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
permitir criar avaliações online e offline. As avaliações criadas
individualmente ou montadas através de um banco de questões. O<span
style=""> </span>mesmo tipo de<span style="">
</span>ferramenta pode também ser utilizada para o desenvolvimento de
pesquisas
e enquetes.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Administração
de Tarefas/Trabalhos:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
permitir
que os docentes criem trabalhos, exercícios ou tarefas que devam ser
executados
pelos alunos e devolvidos ao professor. O professor poderia descarregar
os
trabalhos executados pelos alunos, dar nota e fazer comentários
individualizados e<span style=""> </span>vistos online pelos
alunos.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">Administração
de Desempenho:</span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial; color: rgb(51, 51, 51);">
permitir aos professores armazenar os resultados dedesempenho dos
alunos no
boletim de notas do curso. Bem como avaliação coletiva do curso quanto
ao
desempenho bem como ao nível de adesão. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Como
referência inicial de análise, seguem
dois documentos em anexo e alguns links de plataformas públicas e
comerciais: <br>
<b><br>
Doc. anexo I: An Evaluation of Open Source E-Learning Plataforms
Stressing
Adaptation Issues </b><br>
Um curto comparativo entre diversas ferramentas open source focando na
questão
da adaptabilidade. O Moodle é o melhor nesse comparativo . <br>
<br>
Doc. anexo II: <b>Trends and Issues in E-learning Infraestructure
Development</b><br>
Artigo de 2004, lista o que havia em desenvolvimento de tecnologia de
e-learning na época, indicando diversas abordagens utilizadas no ensino
à
distância. <br>
<br style="">
<!--[if !supportLineBreakNewLine]--><br style="">
<!--[endif]--><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Bibliomed:
<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://www.bibliomed.com.br/parceiros">http://www.bibliomed.com.br/parceiros</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Teleduc:<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina">http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Portal
Educação:<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos.asp?gclid=CN7rhdj6ipACFUaPOAod_TfyuA">http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos.asp?gclid=CN7rhdj6ipACFUaPOAod_TfyuA</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Edumed:<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://moodle.edumed.com.br/">http://moodle.edumed.com.br/</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Ilog:<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.ilog.com.br">http://www.ilog.com.br</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://www.ilog.com.br/index.asp?dep=81&pg=9&opc=2">http://www.ilog.com.br/index.asp?dep=81&pg=9&opc=2</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">WebCT:<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://www.blackboard.com/us/index.Bb">http://www.blackboard.com/us/index.Bb</a><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"
lang="EN-US">Webaula:<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><a
href="http://portal.webaula.com.br/"><span style="" lang="EN-US">http://portal.webaula.com.br</span></a></span><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"
lang="EN-US"><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal"><span style="" lang="EN-US"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Para
finalizar,
creio que temos um momento de maturidade onde seria propício lançarmos
esta
discussão o quanto antes. Ainda que estejamos no final do ano, e a
disposição e
agenda não ajudem muito, seria muito importante que tivéssemos ao menos
uma
primeira rodada de análise (ou mesmo da opinião geral de vocês) antes
de janeiro.
Dentre outros fatores, até mesmo em função da segunda rodada do projeto
de
Telessaúde. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;"><o:p> </o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Abraço,<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><span
style="font-size: 11pt; line-height: 150%; font-family: Arial;">Cleidson<o:p></o:p></span></p>
</body>
</html>