[Telessaude SC] Plataforma EAD - Moodle ?

Abdala, Carmen Veronica Mendes (BIR) abdalave at bireme.ops-oms.org
Tue Dec 11 12:58:05 UTC 2007


Bom dia Cleidson,
 
Temos uma análise muito interessante e completa sobre o Moodle e considero que esta mensagem pode ser compartilhada com todos. Assim, tomei a liberdade de publicar no Forum que está aberto sobre este tema, dentro do Espaço Colaborativo. Vou convidar e insistir que o Grupo todo acesse o Forum e deixe registrado lá suas opiniões, experiências, comentários.
 
Um abraço e mãos a obra!
 
 
C Verônica Abdala
BIREME/OPS/OMS, Gerente SCI
veronica.abdala at bireme.org 
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From: Cleidson Cavalcante [mailto:cleidson at telemedicina.ufsc.br]
Sent: Sun 12/9/2007 10:46
To: NUCLEO-SC; Veronica Abdala
Subject: Plataforma EAD - Moodle ? 



Pessoal, 

 

Ref.: Plataforma Eletrônica de apoio ao ensino e aprendizagem a distância para área da saúde. 

 

A questão que gostaria de abordar é: Qual a plataforma mais adequada para as necessidades da área da saúde? 

 

Ou talvez, conforme observado no atual cenário:  Que Moodle seria o mais adequado paras as redes colaborativas de EAD em saúde que vêm se formando?

 

Nos últimos anos tem crescido o número de plataformas públicas e comerciais ofertadas. Porém, nenhuma delas parece atender de maneira satisfatória às necessidades da área da saúde.  

Principalmente em decorrência da relação custo benefício, o Moodle tem sido a plataforma mais difundida dentre as instituições de ensino da área da saúde. Observa-se ainda que esta difusão não se dá pelo Moodle ser a melhor alternativa, mas sim, por ser a escolha possível dentro da realidade e disponibilidade de recursos dessas instituições. Seja como for: (a) se o Moodle realmente oferece as melhores possibilidades quanto a termos uma plataforma compatível para a maioria das instituições de ensino em saúde, (b) se ela já é a mais difundida e, portanto, já existe um investimento inclusive sobre a curva de aprendizado do artefato e (c) se existir massa crítica suficiente para um esforço coletivo, talvez seja o caso discutirmos as chances de (1) adotarmos o Moodle como base para desenvolvimento de uma ferramenta livre e de referência ao menos para as instituições públicas de EAD em saúde no Brasil, (2) organizarmos uma rede colaborativa para melhoria e padronização do Moodle, (3) criarmos uma linha de cooperação com os desenvolvedores do Moodle no sentido de acordamos um alinhamento para um plataforma de referência nacional bem como a atualização de futuras versões. 

 

Inicialmente, acredito que tenhamos duas questões a responder:  

 

1. Dentre as plataformas existentes, o Moodle é realmente o que oferece as melhores possibilidades de vir a ser uma plataforma de referência e receber as melhorias necessárias? 

 

2. Quais os aspectos positivos e de quais plataformas deveriam ser incorporadas ao Moodle?  

 

Neste sentido, proponho ao grupo realizarmos uma avaliação das principais plataformas públicas e comerciais e, a partir do momento que tivermos estas questões melhor estruturadas, compartilharmos a discussão com outros grupos de interesse focal (FIOCRUZ, INCA, etc) e, em uma terceira etapa de maturação, colocarmos para discussão em rede aberta ( possivelmente através da BVS, na área de Padronização de ferramentas para EaD ). Para esta etapa do trabalho, inclusive pela proximidade de trabalho que temos e experiência no tema, a BIREME já está participando desta discussão. Desta forma, até para termos uma leitura multiprofissional, solicito a colaboração da Verônica (BIREME), Rosilda, Sheila, Harley e do Boing (Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina). Certamente, a contribuição dos demais será muito bem vinda! 

 

Pata termos um pouco mais de objetividade na análise dessas plataformas, sugiro que façam considerações livres, porém, procurando observar os melhores exemplos de aplicação pautando-se pelos aspectos a seguir: 

 

Interface/usabilidade

Ferramentas Multimídia 

Ferramentas para formatação/edição do curso/aula

Ferramentas para publicação do curso/aula 

Ferramentas para o gerenciamento acadêmico

Ferramentas de tutoria/interação 

Ferramentas para avaliação individual e coletiva dos discentes 

Ferramentas para avaliação do curso (desempenho dos alunos, adesão, etc)

Acesso individualizado para o aluno

Grau de flexibilidade/customização para cursos e instituições 

Outros: sugestões de outros aspectos sobre os quais poderíamos pautar a análise??

 

Abaixo, segue um breve apanhado/considerações que fiz sobre algumas plataformas: 

 

Formatação/edição do conteúdo adaptável: oferecer a possibilidade do professor criar caminhos de aprendizagem personalizados para o estudante percorrer o conteúdo dos cursos e das atividades. Itens de conteúdo, discussões, avaliações, tarefas, trabalhos, e outras atividades podem ser disponibilizados aos alunos de acordo com um conjunto de critérios estabelecidos: data, usuário, afiliação a um grupo de alunos, instituição, perfil, notas, desempenho em testes ou trabalhos.

 

Módulos de aprendizagem: permitir criar conteúdos sequenciais e determinar se os estudantes devem progredir através dessa sequência ou se podem escolher qualquer tópico. Os estudantes podem salvar o ponto onde estão na Unidade de Aprendizagem e retornar ao mesmo ponto depois.

 

Ferramentas de apoio: conjunto de ferramentas destinadas a apoiar atividades específicas de ensino ou aprendizagem. Exemplos incluem um glossário, um caderno virtual para os alunos fazerem anotações à medida em que estudam, links para textos, áudio, vídeo para orientação contextual, informações sobre o corpo docente e os horários e locais em que podem ser contatados.

 

Painel de discussão: possibilita discussões assíncronas. Os professores podem organizar múltiplos fóruns em torno de diferentes tópicos e inseri-los nos pontos apropriados do conteúdo ou das aulas. Sendo possível escolher se os alunos podem modificar, apagar, emitir opiniões anonimamente, anexar documentos e outras opções. Os fóruns são indexados para busca e podem ser vistos pela ordem das publicações, pela data, assunto, autor.

 

Ferramentas de colaboração: destinada à interação síncrona, suporta um ambiente de bate-papo textual. Os docentes podem programar reuniões de colaboração usando um ou outro ambiente. Navegação na Web em grupo, perguntas e respostas privadas e pode ser operada no modo Aula ou no modo Participativo. Todas as reuniões ou sessões de bate-papo podem ser arquivadas. Além de interações por texto, há a possibilidade de interações por voz e vídeo. 

 

Avaliações e pesquisas: permitir criar avaliações online e offline. As avaliações criadas individualmente ou montadas através de um banco de questões. O  mesmo tipo de  ferramenta pode também ser utilizada para o desenvolvimento de pesquisas e enquetes.

 

Administração de Tarefas/Trabalhos: permitir que os docentes criem trabalhos, exercícios ou tarefas que devam ser executados pelos alunos e devolvidos ao professor. O professor poderia descarregar os trabalhos executados pelos alunos, dar nota e fazer comentários individualizados e  vistos online pelos alunos.

 

Administração de Desempenho: permitir aos professores armazenar os resultados dedesempenho dos alunos no boletim de notas do curso. Bem como avaliação coletiva do curso quanto ao desempenho bem como ao nível de adesão. 

 

Como referência inicial de análise, seguem dois documentos em anexo e alguns links de plataformas públicas e comerciais: 

Doc. anexo I: An Evaluation of Open Source E-Learning Plataforms Stressing Adaptation Issues 
Um curto comparativo entre diversas ferramentas open source focando na questão da adaptabilidade. O Moodle é o melhor nesse comparativo . 

Doc. anexo II: Trends and Issues in E-learning Infraestructure Development
Artigo de 2004, lista o que havia em desenvolvimento de tecnologia de e-learning na época, indicando diversas abordagens utilizadas no ensino à distância. 




Bibliomed: 

http://www.bibliomed.com.br/parceiros

 

Teleduc:

http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina

 

Portal Educação:

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/cursos/cursos.asp?gclid=CN7rhdj6ipACFUaPOAod_TfyuA

 

Edumed:

http://moodle.edumed.com.br/

 

Ilog:

http://www.ilog.com.br <http://www.ilog.com.br/> 

http://www.ilog.com.br/index.asp?dep=81&pg=9&opc=2

 

WebCT:

http://www.blackboard.com/us/index.Bb

 

Webaula:

http://portal.webaula.com.br <http://portal.webaula.com.br/> 

 

Para finalizar, creio que temos um momento de maturidade onde seria propício lançarmos esta discussão o quanto antes. Ainda que estejamos no final do ano, e a disposição e agenda não ajudem muito, seria muito importante que tivéssemos ao menos uma primeira rodada de análise (ou mesmo da opinião geral de vocês) antes de janeiro. Dentre outros fatores, até mesmo em função da segunda rodada do projeto de Telessaúde. 

 

Abraço,

Cleidson


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