<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
<head>
</head>
<body bgcolor="#ffffff" text="#000000">
<br>
<br>
-------- Original Message --------
<table class="moz-email-headers-table" border="0" cellpadding="0"
 cellspacing="0">
  <tbody>
    <tr>
      <th align="right" nowrap="nowrap" valign="baseline">Subject: </th>
      <td>[Professores] Disciplina INE6799 - Tópicos Especiais em
Informática na Educação: perspectivas de pesquisa</td>
    </tr>
    <tr>
      <th align="right" nowrap="nowrap" valign="baseline">Date: </th>
      <td>Mon, 4 May 2009 16:46:44 -0300</td>
    </tr>
    <tr>
      <th align="right" nowrap="nowrap" valign="baseline">From: </th>
      <td>Frank Siqueira <a class="moz-txt-link-rfc2396E" href="mailto:frank@inf.ufsc.br">&lt;frank@inf.ufsc.br&gt;</a></td>
    </tr>
    <tr>
      <th align="right" nowrap="nowrap" valign="baseline">To: </th>
      <td><a class="moz-txt-link-rfc2396E" href="mailto:professores@inf.ufsc.br">&lt;professores@inf.ufsc.br&gt;</a></td>
    </tr>
  </tbody>
</table>
<br>
<br>
<pre>Prezados colegas,

Será oferecida pelo PPGCC a disciplina 'INE6799 - Tópicos Especiais em Informática na Educação: Perspectivas de Pesquisa', de 1 crédito, com aulas concentradas nos dias 18, 19 e 20/5 das 14h às 18h. A disciplina será ministrada pelas Profas Rosa Vicari e Liliana Passerino da UFRGS, e a participação é aberta a todos os alunos de pós-graduação e professores da UFSC. Mais detalhes sobre a disciplina podem ser consultados ao final dessa mensagem. 

A presença das ministrantes foi viabilizada pelo programa PROCAD/CAPES, realizado em conjunto com o PGIE/UFRGS, sob responsabilidade do Prof Ricardo Azambuja Silveira. 

Atenciosamente,
Prof Frank Siqueira 
Coordenador do PPGCC/UFSC

------------------------------------

* Código da disciplina: INE6799

* Período: 2009/1

* Título: Tópicos Especiais em Informática  na Educação: (perspectivas
de pesquisa)

* Docentes: Professora Rosa M. Vicari PGIE/UFRGS e Professora Liliana
M. Passerino PGIE/UFRGS

* Motivação: Intercâmbio  entre os programas PPGCC/UFSC e PGIE/UFRGS
no âmbito do projeto apoiado pelo programa PROCAD da CAPES.
Linha de pesquisa: Inteligência Computacional

* Disciplina  destinada  a: Alunos PGCC/UFSC, Orientandos e Alunos de
outros programas

* Peŕiodo e horário da disciplina: dias 18 a 20/05  das 14:00 as 18:00 hs

* Número de vagas na disciplina: 25 vagas

* Carga-horária: 15 hs

* Créditos:1

* Local: UFSC prédio do depto de Informática e Estatísticia INE (CTC)
 SALA 103 - ( sala Prof. Alceu Ribeiro Alves)

* Súmula/ementa: Apresentação de áreas de pesquisas relativas à
Informática na Educação. Discussão de perspectivas atuais e parcerias
nacionais e internacionais na área.

* Objetivos: Oportunizar ao aluno a discussão de questões de pesquisa
e metodológicas na área de Informática na Educação; Delimitar os
escopos e niveis de pesquisa possíveis na área de Informática na
Educação;

* Programa (conteúdo):

Informática na Educação: paradigma interdisciplinar
Perspectivas de pesquisa em computação aplicada na área de Informática
na Educação
Tutores Inteligentes;
Ontologias
Modelagem Cognitiva
Tecnologias Assistivas
Mediação Tecnológica
Educação a Distância
Objetos de Aprendizagem
Repositórios

* Método de trabalho (principais atividades):
A disciplina prevê a discussão reflexiva da área, analisando os
possíveis campos de atuação.
Como parte fundamental no desenvolvimento da disciplina utilizaremos
um ambiente virtual de aprendizagem no qual serão disponibilizados o
planejamento da disciplina, as principais referências bibliográficas,
documentais e eletrônicas; interações e comunicações da turma, os
elementos analisados  e publicação dos trabalhos desenvolvidos.
Apresentaremos o projeto OBAA  (OBjetos de Aprendizagem baseados em
Agentes) focando no tema objetos de aprendizagem (metadados, padrões,
WEB, dispositivos móveis e TVdigital).
Procedimentos e/ou critérios de avaliação:
A avaliação será realizada de forma processual a partir da
participação dos alunos e dos grupos considerando quesitos como
responsabilidade, qualidade das contribuições, assiduidade,
pontualidade. Como resultado final da disciplina espera-se a produção
técnica e bibliográfica sobre os assuntos abordados.

* Bibliografia recomendada:
Relatórios do projeto OBAA.
Artigos científicos sobre o tema.

* Matrículas: na secretaria do PPGCC para alunos do programa e professores, e no CAPG para alunos dos demais cursos de pós-graduação.

_______________________________________________
Professores mailing list
<a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:Professores@inf.ufsc.br">Professores@inf.ufsc.br</a>
<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://listas.inf.ufsc.br/mailman/listinfo/professores">http://listas.inf.ufsc.br/mailman/listinfo/professores</a></pre>
<br>
<pre class="moz-signature" cols="72">-- 

"It is difficult to get a man to understanding something 
when his salary depends upon his not understanding it."

Upton Sinclair


=================================================================
Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim

Lab for Image Processing and Computer Graphics - LAPIX
Department of Computer Sciences - INE
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
88049-200 Florianopolis - S.C.
Brazil

Phone: +55-48-3721-9516 (LAPIX)
       +55-48-3721-9117 (Telemedicine)
       +55-48-3222-2506 (Home: phone &amp; fax)
FAX:   +55-48-3331-9516-R16
E-Mail: <a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:awangenh@inf.ufsc.br">awangenh@inf.ufsc.br</a>

Web:    <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.inf.ufsc.br/~awangenh">http://www.inf.ufsc.br/~awangenh</a>

Coordinator: 
        Cyclops Project Brazil  
        <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.cyclops.ufsc.br">http://www.cyclops.ufsc.br</a>

        Telemedicine Lab/UFSC University Hospital 
        <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.telemedicina.ufsc.br/">http://www.telemedicina.ufsc.br/</a>

Vice-Coordinator:
        GeNESS Incubator Fpolis <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.inf.ufsc.br/genesis/">http://www.inf.ufsc.br/genesis/</a>
=================================================================</pre>
</body>
</html>